Lasanha de véspera - Eunice Vidal

1/2 quilo de macarrão integral (espaguete fino)
1 litrode leite (vegetal ou de vaca) temperado com 1 colher (sopa) de sal
1 1/2 copo de proteína de soja texturizada (PVT) moído
1 copo de cebola picada miudinho
1 copode cheiro-verde, picado bem  moído3 desntes de alho bem amassados (ou menos, se desejar)
1 xícarade azeitonas verdes picadinhas
1 quilo de tomate picado em cubinhos
sal e azeite a gosto (louro, se quiser)
300 g de palmito, tofu, mussarela ou queijo fresco

    Refogue a cebola em pouco óleo. Coloque a seguir o alho, deixando refogar bem. Adicione o tomate, o cheiro-verde e o sal, deixando refogar por cinco minutos. mexa de vez em quando. Adicione 3 copos de água e deixe ferver por 3 minutos. Experimente o sal.  Coloque o PVT seco messe molho ralo para hidratar. Cozinhe o produto por 7 a 10 minutos, mexendo com frequência.
    Em uma forma média de bolo, coloque uma camada fina de molho de PVT no fundo. Coloque então uma camada de macarrão cru, cuidadosamente enfileirado lado a lado. Volte a colocar outra camada de molho e novamente uma camada de macarrão cru, tendo o cuidado  de mudar a posição do macarrão em relação à camada anterior (se a primeira foi colocada de comprido, a segunda será colocada ao largo). Repita o processo tantas vezes quanto necessário, até acabar o material disponível.
    Regue o preparo com o leite temperado. Se um litro de leite não for suficiente para cobrir totalmente o conteúdo, adicione mais até que isso aconteça.
    Cubra a forma com papel-alumínio , e leve à geladeira imediatamente.
    No dia seguinte, coloque em forno médio por cerca de 45 minutos.
    Para servir, cubra como palmito picadinho, tofu amassado e temperado com sal e azeite, ou com mussarela ou queijo fresco. Leve ao forno uns minutos a mais, e sirva quente.  Regue com azeite extra-virgem antes de servir, se desejar.

Comentários

Postagens mais visitadas