Rosca flor de morango



Fizemos a receita e aprovamos.
Só mudamos a cobertura.
Ela foi retirada do livreto Pães caseiros II - Coleção Mini cozinha - Editora Melhoramentos

Ingredientes
1 tablete (15g) de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos ligeiramente batidos
1/4 xícara (chá) de margarina amolecida
3/4 xícara (chá) de leite morno
1 pitada de sal
Cerca de 3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/3 xícara (chá) de geleia de morango

Glacê
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 1/2 colher (sopa) de leite

Modo de preparo
1 - MASSA - Desmanche o fermento com o açúcar, junte os ovos, a margarina, o leite e a água e bata um pouco.
2 - Adicione o sal e 1 xícara de farinha. Bata vigorosamente com uma colher de pau e junte mais 1 xícara de farinha, voltando a bater bem.
3 - Despeje a massa sobre uma superfície bem enfarinhada e sove-a usando a farinha restante, até que não grude mais nas mãos, mas que ainda esteja maleável. Coloque-a numa vasilha untada, cubra e deixe dobrar de volume.
4 - Abaixe a massa e abra-a num disco de 35 cm de diâmetro. Coloque-o numa forma para ípzza grande e apoie um copo emborcado no centro da massa. Corte-a em quartos e recorte cada quarto em 5 tiras (você terá assim 20 tiras).
5 - Pegue 2 tiras, torça-as juntas e, em seguida, enrole em formato de caracol, posicionando-o no centro do disco, no lugar do copo.
6 - Torça e enrole as outras tiras, sempre de 2 em 2, arrumando-as ao redor do caracol central, formando uma flor com 9 "pétalas". Cubra e deixe crescer até quase dobrar de volume.
7 - Leve ao forno preaquecido em temperatura média (170° C) para assar até dourar. Retire do forno e coloque para esfriar sobre uma grade.

8 - GLACÊ - Misture bem os ingredientes do glacê e respingue sobre a rosca depois de fria. Coloque uma colherzinha de geleia de morango no centro de cada "pétala".

Comentários

Postagens mais visitadas