Como fazer uma deliciosa salada?

Fonte: http://www.elianecarvalho.com/?pg=dicas

Se você não tem, compre alguns pratos com tamanho grande (tipo sousplat) para montar uma salada individual com mais harmonia.

Você vai precisar de um foué (batedor manual de arame em inox) tamanho médio para melhor emulsionar os molhos vinagretes. Sempre monte a salada com folhas de sua preferência; o ideal é utilizar 2 ou mais tipos diferentes para dar cor, textura e harmonia no prato.
Para substituir uma refeição por uma salada, procure sempre balancear adicionando um pouco de carboidrato, proteína, grãos, uma porçãozinha de nozes ou amêndoas etc. Você pode, por exemplo, usar frango defumado cortado em cubinhos, atum conservado em água, peito de peru, presunto, carpaccio, peito de frango, salmão defumado, camarão, bacalhau desfiado etc.

Cubinhos de pão torradinhos temperados com orégano dão um toque muito especial (pequenas torradinhas de pão light ou um pão francês sem miolo). E o mais importante: use sempre um azeite da melhor qualidade possível.
Queijos em geral: búfala, brie, minas, parmesão, cottage etc.

Para variar, use ovos cozidos, de galinha ou de codorna, azeitonas, espaguetinho de legumes que ficam bem crocantes (cenoura, abobrinha, nabo etc.) ou em palitinhos fininhos (cenoura, salsão, abobrinha verde etc). Outra dica legal é acrescentar uma fruta - abacaxi, maçã verde, manga, uva etc.
Para uma melhor apresentação de sua salada, procure comprar sempre os ingredientes fresquinhos e, na hora de preparar, corte-os sempre do mesmo formato. Por exemplo: um dia corte tudo em cubos, outro dia em bastõezinhos, outro dia laminadinhos etc.

Para dar efeito visual, monte a sua salada minutos antes de comer, assim ela vai ter aspecto lindo e textura crocante.

Na montagem procure dispor os ingredientes com harmonia; primeiro as folhas, sempre da escura para clara, depois coloque os componentes maiores e, por último, os menores e o vinagrete.

Sempre salpique um pouco de orégano, ou um tempero verde fresco, croutons de pão, queijo ralado na finalização; isso, além de estimular o olfato, impede que fiquem molhados com o vinagrete.

Obs.: quando for utilizar gema de ovo em seu molho vinagrete, sempre utilize ovos bem novinhos, evite aqueles que estão na geladeira há mais de uma semana - não corra riscos desnecessários.

Comentários

Postagens mais visitadas