Cultivo de ervas para temperar seu jardim

"Para quem tem espaço, cultivar um jardim com ervas e temperos é ótimo para se ter sempre à mão o toque final da refeição.

Experimente uma porção de temperos para descobrir aqueles que mais gosta. Mantenha-os em estoque e esteja aberto a combinações.

Alguns pratos básicos podem variar surpreendentemente dependendo do seu tempero, comece e aproveite.

ALECRIM: especial para carnes de carneiro, cabrito e peixes. Usa-se também em carnes brancas.O alecrim em forma de chá é um ótimo estimulante, combate o cansaço físico e mental.

ALHO: para carnes, molhos, recheios, frangos e sopas.

CEBOLINHA: de sabor delicado e agradável, com um toque levemente adocicado serve bem para saladas, omeletes, patês, sopas, massas, risotos, carnes, peixes e maioneses. Fica muito bem decorando pratos e polvilhada em cima de arroz.

HORTELÃ OU MENTA: tradicionalmente usado em carne de carneiro, fica ótima em molhos a base de limão. É refrescante como chá gelado.

LOURO: é usado como aromatizante em temperos de carnes, peixe e frango, camarão, lentilhas e feijão e nas sopas de verduras.

É indicado para diminuir o odor de carnes fortes como dobradinha, mocotó e rabada.

MANJERICÃO: de sabor suave e levemente picante usa-se para preparar massas, macarronadas, leguminosas, cereais e assados de todas as carnes. Adiciona-se esse tempero quase no final da preparação para que ele não perca o sabor.

MANJERONA: com sabor requintado, coloca-se no final de cozimentos de carnes, sopas, feijão, lentilha e molhos. Fica ótima em maioneses e saladas. O chá de manjerona é bom para dores de cabeça e insônia.

ORÉGANO: conhecido como o tempero das pizzas, talvez seja a erva mais usada pelos brasileiros. Confere sabor especial às omeletes, molhos de tomate, saladas e massas. Em aperitivos também fica muito bem.

SALSA: assim como a cebolinha é usada em omeletes, legumes, saladas e carnes vermelhas, brancas e peixes. Ornamenta pratos e fica ótima em farofas.

SÁLVIA: em forma de erva seca, na cozinha é muito aromática. De sabor sofisticado, é um ótimo tempero para pães, carnes de carneiro e cabrito. Usa-se em queijos e molhos. Em forma de chá tem propriedades antiinflamatórias, é ótima para pessoas que sofrem de asma, gripes e resfriados, amidalite e faringites.

TOMILHO: lembra o sabor do orégano, mas aromatiza os pratos de forma bem diferente dele. É ótimo em molhos, saladas e sopas além de combinar muito bem com peixes e mariscos."

(Fonte: http://www.google.pt/search?q=exerc%C3%ADcios+de+sociabiliza%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-PT&lr=&start=20&sa=N)

Comentários

Postagens mais visitadas